PORTFÓLIO
Engenharia de Computação

Bacharelado
Faculdade de Computação
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Um curso da Faculdade de Computação da UFMS

A área de Computação na UFMS teve seu ponto de partida em 1987, com a implantação do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, no Departamento de Matemática da UFMS. Em 1992, foi criado o  Departamento de Computação e Estatística (DCT) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) como resultado de uma subdivisão do então Departamento de Matemática da UFMS. E em 2011 a FACOM recebeu a primeira turma do Curso de Bacharelado em Engenharia de Computação.

O Curso de Engenharia de Computação surgiu a partir dos anseios dos professores do Departamento de Computação e Estatística (DCT) da UFMS em ampliar a oferta de cursos de graduação na área de computação. Na ocasião, o DCT oferecia, desde 1987 até 1996, os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Análise de Sistemas, respectivamente, com boas avaliações no Exame Nacional de Curso (Enade). 

A implantação do Curso de Engenharia de Computação da Faculdade de Computação ocorreu em 2011, a partir da oferta de sessenta vagas, com turno de funcionamento integral (de segunda à sexta) e manhã e tarde (aos sábados). O primeiro processo seletivo para ingresso ocorreu no final de 2010. A estrutura curricular proposta foi projetada em conjunto com as demais estruturas curriculares dos cursos de graduação oferecidos pela Facom na época da criação do Curso com o objetivo de padronizar disciplinas que tratam de temas comuns aos cursos a fim de facilitar o aproveitamento de estudos caso o acadêmico ingresse em outro curso de graduação da Facom. 

No ano de 2015, o Curso foi reconhecido pelo MEC e, ao final do ano letivo, a primeira turma de formandos concluiu o Curso, marcando o primeiro retorno à sociedade em capital humano altamente especializado. No ano de 2017 os acadêmicos concluintes participaram da primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), resultando na classificação do Curso com nota 4, com nota acima da média estadual, nacional e de todas as instituições federais de ensino para o Curso. Em 2019, o Curso passou por outra reestruturação no projeto pedagógico, a qual garantiu adequação da grade curricular às novas diretrizes para os cursos de Engenharia, previstas na Resolução CNE/CES no 2, de 24 de abril de 2019, além da aplicação de melhorias pontuais no posicionamento das disciplinas. No mesmo ano, os acadêmicos concluintes participaram pela segunda vez do Enade e o curso manteve a nota 4.

Em 12 anos da existência, o Curso já formou cerca de 102 engenheiros de computação e continua atendendo às diretrizes curriculares nacionais estabelecidas para os cursos de Engenharia, previstas na Resolução CNE/CES no 2, de 24 de abril de 2019 e na Resolução CNE/CES n° 1, de 26 de março de 2021.

A UFMS

A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tem origem com a criação das Faculdades de Farmácia e Odontologia, em 1962, na cidade de Campo Grande, embrião do Ensino Superior público no sul do então Estado de Mato Grosso. Em 26 de julho de 1966, pela Lei Estadual no 2.620, esses Cursos foram absorvidos pelo Instituto de Ciências Biológicas de Campo Grande (ICBCG), que reformulou a estrutura anterior, instituiu departamentos e criou o primeiro Curso de Medicina. 

No ano de 1967, o Governo do Estado de Mato Grosso criou o Instituto Superior de Pedagogia, em Corumbá, e o Instituto de Ciências Humanas e Letras, em Três Lagoas, ampliando assim a rede pública estadual de ensino superior.  Integrando os Institutos de Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas, a Lei Estadual no 2.947, de 16 de setembro de 1969, criou a Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT). Em 1970, foram criados e incorporados à UEMT, os Centros Pedagógicos de Aquidauana e Dourados.

Com a divisão do Estado de Mato Grosso, a UEMT foi federalizada pela Lei Federal no 6.674, de 05 de julho de 1979, passando a denominar-se Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O então Centro Pedagógico de Rondonópolis, sediado em Rondonópolis/MT, passou a integrar a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O Câmpus de Dourados (CPDO) foi transformado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com a sua instalação realizada em 1o de janeiro de 2006, de acordo com a Lei no 11.153, de 29 de julho de 2005. 

Em sua trajetória histórica, a UFMS busca consolidar seu compromisso social com a comunidade sul-mato-grossense, gerando conhecimentos voltados à necessidade regional, como preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Sempre evidenciou a necessidade de expandir a formação profissional no contexto social-demográfico e político sul-mato-grossense. Em consonância com essas demandas, a UFMS possui cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância. Os cursos de pós-graduação englobam especializações e programas de mestrado e doutorado.

Visão

“Desenvolver e socializar o conhecimento, formando profissionais qualificados para a transformação da sociedade e o crescimento sustentável do país.”

Missão

“Ser uma universidade reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência no ensino, pesquisa, extensão e inovação.”

Valores

Ética, respeito, transparência, efetividade, interdisciplinaridade, profissionalismo, sustentabilidade, independência.

Bacharelado em

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - FACOM

1905

Código UFMS

1128343

Código e-MEC

60 Vagas

Vagas ofertadas

10 semestres

DURAÇÃO

Manhã e Tarde

Turno

OBJETIVOS DO CURSO

  • Os egressos do Curso devem estar capacitados para o estudo e resolução de problemas que impliquem o uso de sistemas computacionais, inclusive aqueles que envolvem aspectos teóricos da computação;
  • Os egressos do Curso devem estar capacitados a acompanhar os desenvolvimentos teóricos e tecnológicos recentes e conscientes dos poderes e limitações da tecnologia existente nas áreas de Computação e Engenharia;
  • Os egressos do Curso devem ter uma visão empreendedora e de inovação tecnológica;
  • Os egressos do Curso devem ter visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade; devem ser conhecedores e seguidores dos padrões éticos, morais e regimentais da área de Computação e Engenharia;  devem ser capazes de exercer a cidadania, estando capacitados a cuidar do meio ambiente local, regional e global, em busca do equilíbrio do meio;

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia de Computação está regulamentado pela Resolução do Conselho de Ensino de Graduação nº 167 de 24 de novembro de 2010 e suas atribuições são: i) contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso; ii) zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo; iii) indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso; e iv) zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.

Atualmente, o NDE do Curso de Engenharia de Computação da Facom possui os seguintes membros:

1. Bianca de Almeida Dantas (presidente);
2. Vagner Pedrotti;
3. Fábio Iaione;
4. Renan Albuquerque Marks;
5. Luciana Montera Cheung.

Clique aqui e acesse mais informações.

O Colegiado de Curso do Curso de Engenharia de Computação da Facom está regulamentado pelo Regimento Geral da UFMS (Resolução Coun nº 78, de 22 de setembro de 2011). Suas atribuições são: i) garantir que haja coerência entre as atividades didático-pedagógicas e as acadêmicas do curso com os objetivos e o perfil do profissional definidos no projeto pedagógico do curso; ii) deliberar sobre normas, visando à compatibilização dos programas, das cargas horárias e dos planos de ensino das disciplinas componentes da estrutura curricular com o perfil do profissional objetivado pelo curso; iii) deliberar sobre as solicitações de aproveitamento de estudos; iv) deliberar sobre o plano de estudos elaborado pelo Coordenador de Curso; v) deliberar, em primeira instância, sobre o projeto pedagógico do curso; vi) manifestar sobre as propostas de reformulação, de desativação, de extinção ou de suspensão temporária de oferecimento de curso ou de habilitação; e vii) deliberar, em primeira instância, sobre projetos de ensino.

Atualmente, o Colegiado de Curso do Curso de Engenharia de Computação da Facom possui os seguintes membros:

1. Bianca de Almeida Dantas, matrícula Siape 2494708 (Presidente);
2. Fábio Iaione, matrícula Siape 1425714;
3. Luciana Montera Cheung, matrícula Siape 2334005; e
4. Renan Albuquerque Marks, matrícula Siape 1999449.

Clique aqui e acesse mais informações.

O curso de Engenharia de Computação da UFMS conta com um corpo docente altamente qualificado, composto por professores com vasta experiência acadêmica e profissional nas áreas de computação, engenharia, e tecnologia.

Muitos dos docentes possuem títulos de doutorado e mestrado (mais informações aqui), além de estarem envolvidos em pesquisas de ponta, projetos de inovação e atividades de extensão.

Além de sua competência técnica, os professores do curso se destacam pelo compromisso com a excelência no ensino e pelo apoio ao desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e para contribuir significativamente nas áreas de ciência e tecnologia.

Clique aqui e conheça o Corpo Docente.

COORDENADOR DE CURSO

Coordenadora: Profa. Dra. Bianca de Almeida Dantas
E-mail: ecomp.facom@ufms.br
Telefone: (67) 3345-7839

O Engenheiro de Computação atua na área de sistemas computacionais, seus respectivos equipamentos, programas e inter-relações. Em sua atividade aperfeiçoa, planeja, projeta, especifica, adapta, instala, mantém e opera sistemas computacionais. Integra recursos físicos e lógicos necessários para o desenvolvimento de sistemas, equipamentos e dispositivos computacionais, tais como computadores, periféricos, equipamentos de rede, de telefonia celular, sistemas embarcados e equipamentos eletrônicos microprocessados e micro controlados. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Além da atuação como autônomo, há oportunidades em empresas do setor de tecnologia da informação; em indústria de computadores, periféricos e sistemas embarcados; em empresas de telecomunicação, de planejamento e desenvolvimento de equipamentos e sistemas computacionais; empresas de automação de processos industriais e computacionais; empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica.

HABILIDADES NECESSÁRIAS

Nesse quadro elencamos as principais habilidades que o interessado em cursar Engenharia de Computação na UFMS precisa ter com notas de 1 a 5, sendo 1 as habilidades que exigem menos nível de conhecimento sobre o assunto e 5 as que requerem mais nível de conhecimento.

Estrutura Curricular do Curso

O curso de Engenharia de Computação na UFMS é composto por 10 períodos de matérias obrigatórias, além de oferecer diversas matérias optativas.

AÇÕES E ATIVIDADES

ESPORTE

A. A. A. COMP UFMS

Associação Atlética Acadêmica da Computação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul denominada como A. A. A. COMP UFMS, fundada em 10 de agosto de 2014 na faculdade de computação FACOM. A AAACOMP tem como seu objetivo promover integração, esporte e lazer para os acadêmicos da computação e seus associados. A atlética é reconhecida em diversas áreas, esportivamente no torneio interno (JIUFMS) e estadual (JIMS), principalmente com o nosso volêi masculino e no e-sports.

EXTENSÃO

ARARABOTS

O Ararabots é a equipe de robótica do Laboratório de Inteligência Artificial (LIA) da UFMS. Ele tem o intuito de auxiliar o crescimento de alunos das áreas de computação e afins na aplicação e desenvolvimento de tecnologia, trabalho em equipe e na participação saudável em competições.

TUTORIA

PET SISTEMAS

O grupo PET SISTEMAS, foi instituído no ano de 2010, via edital de seleção, sendo este o “sexto” grupo PET da cidade de Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul, ligado à área de Computação, buscando corrigir desigualdades sociais e regionais, combater a evasão e a retenção, promover a inovação tecnológica e fortalecer os cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Engenharia de Computação do Campus de Campo Grande-MS.

ENSINO

ELAS Programando com o App Inventor

Elas Programando é um Projeto de Ensino de Graduação voltado para as meninas calouras da Faculdade de Computação da UFMS (Facom/UFMS). É um projeto que visa principalmente o acolhimento, além da apresentação da Computação em algumas de suas formas. O projeto acontece desde 2018. Clique aqui e conheça mais sobre este projeto.

EXTENSÃO

N.E.R.D.S.

O programa surgiu a partir das atividades desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que buscavam promover e estimular a participação de escolas em olimpíadas científicas, como a OBI (Olimpíada Brasileira de Informática), a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) e a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

CULTURA

AlgoRITMO

O AlgoRITMO é um Projeto de Extensão cujo objetivo é promover encontros culturais à comunidade acadêmica da UFMS mediante a apresentação dos talentos musicais/artísticos dos estudantes e servidores da Facom.

PESQUISA

LIA - LABORATÓRIO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O Laboratório de Inteligência Artificial (LIA) da UFMS é um grupo de pesquisa e desenvolvimento focado em tecnologias emergentes no campo da inteligência artificial. O LIA atua como um espaço colaborativo, onde pesquisadores, professores e alunos trabalham juntos para explorar e implementar soluções inovadoras em áreas como aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, visão computacional e robótica.

EVENTO

SEMANA DE COMPUTAÇÃO

A Semana da Computação tem como objetivos gerais possibilitar aos participantes um contato com tópicos que estão na vanguarda da pesquisa na área de Computação, que estejam em evidência no país e exterior. Além disso, tem por objetivo ser um fórum onde pesquisadores, estudantes e profissionais de toda a região possam estabelecer contatos e trocar experiências envolvendo a área de Computação.

EMPRESA JR.

MEGA JR.

Fundada no dia 18 de novembro de 2019, a Mega Jr. é a empresa júnior formada por acadêmicos da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do campus de Campo Grande. Nossa missão é proporcionar o desenvolvimento profissional e social dos membros através da vivência empresarial, com o propósito de impactar positivamente a sociedade com líderes éticos e comprometidos com o empreendedorismo.

evento

Semana do lixo eletrônico

Na Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico organizada pela FACOM, membros da comunidade interna e externa podem trazer seus produtos eletrônicos funcionais ou não funcionais para descarte. Essa atividade visa conscientizar alunos e a comunidade externa sobre o descarte correto dos materiais, além de abrir oportunidade para arrecadação de peças e produtos que podem ser usados em atividades e pesquisas realizadas na universidade.

EVENTO

Treinamentos para Maratona SBC de Programação

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. Pensando nisso, alunos da FACOM realizam encontros semanais de treinamento para a competição, com o objetivo de agregar novas equipes da FACOM e fortalecer os competidores para que obtenham o melhor desempenho possível nas fases regional e nacional das edições da Maratona de Programação.

EVENTO

INTEGRA UFMS

Realizado desde 2017, o Integra UFMS é o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo do estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo é reunir em um só local o resultado das atividades ligadas a Programa Institucional de Bolsas da Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas da Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Educação Tutorial (PET), Extensão Universitária (Enex) e Empresas Juniores da UFMS e a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS).

GALERIA DE FOTOS

O que dizem sobre o curso?